21/12/2017

Ipomoeas




As Ipomoeas têm flores lindas, coloridas e espectaculares.


Fotos: 1ms.net


São nativa das regiões tropicais e subtropicais do mundo. Pertencem à família Convolvulaceae, possuindo esta família mais de 500 espécies, sendo composta por plantas anuais e perenes, herbáceas, lianas, arbustos e árvores de pequeno porte. A grande maioria das espécies são plantas de escalada. Devido a diversas hibridizações existe uma grande gama de cores.


Fotos: wikipedia_Author_Chilepine


Ipomoea purpurea - Glória da Manhã (Morning Glory), Bom-dia, Bons-dias, Campainha ou Corda-de-viola.
É uma espécie nativa do México e da América Central. São trepadeiras de crescimento rápido, atingindo até 3 metros de altura. As folhas tem forma de coração e os galhos tem pêlos marrons.

Fotos: 1ms.net

Fotos: wikipedia_Author_Meneerke bloem


As flores possuem um formato afunilado,  são hemafroditas, com cinco pétalas e abrem-se pela manhã, permitindo a polinização por beija-flores, borboletas, abelhas e outros insetos e pássaros. A flor dura uma única manhã e morre à tarde. No entanto, novas flores continuam a desabrochar todos os dias.


Fotos: www.desk7.net

Fotos: hdwallpapers4u.eu


Ipomoea alba, ou dama-da-noite - espécie de floração nocturna.
Chega a crescer até 30 metros de altura tendo caules entrelaçados. O perfume forte, exalado à noite, assim que as flores se abrem, é um atrativo para a polinização, feita por mariposas da família Sphingidae (Lepidoptera). As flores abrem rapidamente ao cair da noite mantendo-se assim até serem tocadas pela luz do sol.


Fotos: Wikipedia_Autor_KENPEI

Solo: Deve ser fértil, bem drenado e rico em matéria orgânica.

Luz e Temperatura: Devem ser cultivadas sob sol pleno. Não tolera frio ou geadas.


Fotos: wikipedia_Author_L.Shyamal

Fotos: wikipedia_Author_PiccoloNamek


São flores excelente no paisagismo tendo uma ampla utilização como espécie ornamental,  para cobrir muros e diversas outras estruturas.


Fotos: 1ms.net

Fotos: wikipedia



Fontes e Fotos: Wikipedia; http://www.mundodeflores.com/; http://www.loja.jardicentro.pt/; http://en.wikipedia.org/; http://www.floresnaweb.com/; http://www.plantasonya.com.br/; www.photos-public-domain.com; wallpaperscraft.com; www.1zoom.net; hdwyn.com, http://www.jardineiro.net; Fotos pessoais; outros net.



Sem comentários:

Enviar um comentário

“A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas.”
Johann Goethe

Obrigado pela sua visita!

Topo